conheça
o hipertrópico
“A banda apresenta diversos tons de intensidade para levar o ouvinte por uma verdadeira viagem” - TMDQA
Em meados de 2018, enlutado pela perda de seu irmão, Fernando Cacciolari retorna da Itália para Londrina, onde reencontra seu amigo de longa data Vinícius “Bird” Carneiro, guitarrista, e os dois começam a gravar e produzir as primeiras ideias. O Hipertrópico começa a tomar forma com o lançamento do EP homônimo, em 2020. Somaram-se a essa tripulação Pedro Lot (bateria), Roberto Moreira (baixo) e Rafael Felix (sopros). Assim, em 2021 a banda inicia as gravações de seu primeiro álbum completo no estúdio Junkmahal em Londrina.
A Banda O Hipertrópico é uma fusão musical única. Segundo o canal especializado em música Teco Apple “A banda nos presenteia com uma sonoridade elegante e orgânica, onde as guitarras ecoantes, as batidas suaves, os instrumentos de sopro e os vocais sentimentais seu nem de forma harmoniosa e criam uma atmosfera única que nos faz viajar por sentimentos e memórias pessoais. Além disso, as músicas lidam com temas existenciais profundos como a perda, ao longo da narrativa de seu álbum Atlântico”.
Com uma base sólida, a banda conquistou mais de 9 mil seguidores no Instagram e alcançou mais de 125.000 streams no Spotify, demonstrando seu apelo digital. A banda já participou de eventos no Paraná, interior de São Paulo, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Argentina e Uruguai.
Em 2024, a banda também participou da Virada Cultural de Maringá, abrindo para Emicida e também participou do Festival Pare a Nave Aí, em Paranavaí, abrindo para Juçara Marçal.
Sua presença na mídia foi marcada por aparições em rádios, TV, jornais impressos e blogs renomados do ramo musical, como TMDQA, Hits Perdidos, Noize, TecoApple e Música Pavê.
“O Hipertrópico mostra maturidade e muitas referências da vanguarda brasileira em suas canções.” - Eu Quero Falar de Música.
O reconhecimento da banda se estendeu ao apoio de programas culturais. Através da Lei Aldir Blanc, a banda teve a oportunidade de gravar de maneira independente seu álbum "Atlântico". Além disso, gravou clipes patrocinados pela Prefeitura de Londrina, por meio do PROMIC (Programa Municipal de Incentivo à Cultura), clipes esses também figurando entre os melhores clipes independentes de seus respectivos meses de lançamento no blog Hits Perdidos, consolidando assim sua presença na cena cultural. Destaca-se a indicação para o Festival de Curtas de Brasília do clipe "Eram os Deuses Astronautas", selecionado entre mais de 1000 trabalhos inscritos de toda a América Latina.
Agora, a Banda O Hipertrópico direciona seus esforços para expandir sua influência musical, compartilhando sua expressão única em shows por todo o Brasil e América Latina, com presença já confirmada na edição de 2025 do Festival Rock na Praça em Esteio-RS e apresentações realizadas em Montevidéu, Uruguai e Buenos Aires, Argentina.
“A sonoridade da banda é bastante interessante. A parte instrumental é habilmente escolhida, criando uma atmosfera que combina perfeitamente com a expressividade da voz. A harmonia de elementos musicais diversos é uma delícia para os ouvidos, proporcionando uma experiência auditiva memorável.” - Canal Bis/Mais Faixas.